segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ser Mãe é ... (1)

... estar sempre preparada para passar vergonhas!
No outro dia, por motivos de cansaço, decidi ir buscar o almoço a um destes restaurantes que vende refeições prontas a comer em casa. Levei o meu filho mais velho comigo e perguntei-lhe se havia alguma coisa que lhe apetecesse. Pediu um prato pesado e que eu considerei menos próprio, pelo que lhe disse que escolhesse outra coisa, porque ele até já tinha provado o dito prato e nem tinha gostado. Reacção imediata: "Mamã, mas eu quero alargar os horizontes do meu palato!".
Escusado será dizer que fiquei estarrecida e sem saber o que responder. À minha volta, homens e mulheres sorriam e esperavam com relativa ansiedade as minhas palavras.
Só que ... eu estava em branco.
Palato?
Alargar horizontes?
Ainda há pouco tempo começaste a comer à mesa e largaste as fraldas e agora já deste em 'gourmet'?
O meu bebé está assim tão crescido?! Não pode ser!!!
"Olha, meu querido, então vais alargar o palato noutro sentido e vais provar outra coisa, está bem?" Confiante de que jamais lhe sugeriria outra coisa que não uma iguaria, anuiu.
Os nossos espectadores sorriram complacentes.
Um filho havia sujeito uma mãe a uma prova de fogo e ela tinha escapado mesmo no limite.
Escusado será dizer que não volto ao dito restaurante - nem para comer, nem para levar para casa.

[O (1) deve-se ao facto de uma mãe ter sempre imensas peripécias para contar! ]

7 comentários:

  1. Só para também ser a primeira a comentar um post! Escusado será dizer que definitivamente sim, este blog promete! Mais um excelente motivo para me conectar à Web!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Achei que estava na altura de aderir a este movimento. E como, de quando em vez, até tenho uma opinião para fazer ser ouvida...

    ResponderEliminar
  3. Bravo!
    Experiências assim também nos fazem crescer!
    Ser mãe é também criar novos estilos para estar sempre IN... os filhos crescem, evoluem, aderem à tecnologia...e nós também!!
    De mãe velhota

    ResponderEliminar
  4. Mamã: tu NUNCA vais ser velhota!
    Obrigada por T U D O!
    Beijinhos de quem te adora - e agora o afirma nesta rede global! ; )

    ResponderEliminar
  5. Enternecedora a troca de palavras com a tua Mãe! Parabéns pelo Blog, cuja leitura vou certamente incluir nos meus momentos de R&R e pela Mãe fantástica em que te tornaste! Quanto ao Restaurante, eu voltava lá. Aposto que o teu filho foi um sucesso! ;-) Ah! E mais uma coisinha: um filho só quer alargar os horizontes do seu palato aos 5 anos quando tem pais que lhe alargam constantemente os horizontes, não só do palato, mas todos!
    Beijo e xi apertado

    ResponderEliminar
  6. Minha querida:
    quem escreve um blog destes só o faz pelo mérito de ser filho de quem é. Logo, há coisas que devem ser ditas e reditas e triditas!
    Quanto ao resto:imagina que horizontes irá ele querer alargar quando for mais velho e levar o irmão com ele? ... estou bem arranjada! ; P

    ResponderEliminar
  7. Particularidade do restaurante: já nos viram a nós as duas a destruir caixas de plástico e a regar pratos de entradas. Portanto, se calhar, tenho mesmo de lá voltar!

    ResponderEliminar