sexta-feira, 19 de março de 2010

Sim, há muitas coisas que me incomodam!


A incompetência incomoda-me.
A estupidez humana incomoda-me.
A ignorância incomoda-me.
A falta de vontade de melhorar incomoda-me.
O comodismo incomoda-me.
O resignar da mediocridade incomoda-me.
A incapacidade para corrigir o que obviamente está errado incomoda-me.
A falta de validade em termos humanos incomoda-me.
O egoísmo incomoda-me.
Assim à primeira vista sei que assusto muitas pessoas ao admitir que há tantas coisas que me incomodam.
Mas a verdade é que, quantos mais anos passam, melhor pessoas, penso, temos de ser. E ainda que admita os meus milhares de defeitos, eu vou tentando mudar os mais graves na esperança de dar um bom exemplo a quem me interessa influenciar.
Por isso, quando sou mal atendida pessoalmente ou ao telefone; quando vejo pessoas a trabalhar ao público de trombas (perdoem-me o vernáculo!); quando levo com a contrariedade de alguém, sem que eu tenha nada a haver com o assunto - apenas tirei a senha da fila errada, está visto!- ... sinto assim uma espécie de calor que começa no estômago e sobe devagarinho até ser uma verdadeira bomba que se materializa em palavras que muitas vezes me valem o seguinte comentário: "Não é portuguesa, pois não? É que os portugueses reclamam menos!".
Pois sou, sim senhora, portuguesa com muito gosto (embora... bem, de nacionalismo falo noutra altura!) e reclamo e faço-me ouvir sempre que acho que é válido, exactamente porque gosto do meu país e me custa ver os seus serviços a retroceder nas mãos de pessoas menos válidas.
Eu já fui das caladinhas. Mas com a idade veio uma verdadeira diarreia veral (peço novamente desculpa pelo vernáculo!) e eu já nem perco tempo a controlá-la. Não há Imodium que me cale!
Porquê esta mensagem hoje?
Porque ontem liguei para uma linha que é, na teoria, de informação e por duas vezes fui mal atendida e, pior que tudo o resto, fui mal informada. Para o tipo de informação prestada, mais valia ter poupado a chamada. E eu que estava cheia de pressa!
E hoje, um serviço de entrega aplica o seu m.o. e por falta de vontade de perder o tempo que têm que dispender para prestarem um bom serviço, me fizeram andar a correr que nem louca, mudar toda uma rotina e aborrecer o meu Pai para que o serviço que deveriam ter prestado com qualidade fosse quase todo feito por mim.
Palavra de honra!
Por isso, não posso calar-me, mesmo que isso leve as pessoas a questionarem a minha nacionalidade.
É que, para ser muito sincera, mas muito sincera mesmo, a incompetência incomoda-me!

2 comentários:

  1. Não és a única! Acontece-me o mesmo e como "ex-emigra" ouço muitas vezes "Pois, mas está em POrtugal, aqui não é a Holanda nem a Inglaterra...". Como se cá as coisas só possam funcionar mal e não haja nada que possa ser feito! Por outro lado, em contexto empresarial, a lenga-lenga é sempre a mesma "Não dá, isso é muito complicado, não resulta!" ou então " Ah... pois... há já algum tempo que se vem falando no assunto... mas nunca se fez nada"
    Acabo sempre por pensar que nunca ninguém gosta de "pegar o touro pelos cornos" - desculpa a linguagem - que é como quem diz enfrentar os problemas de frente e resolvê-los de uma vez por todas! Nunca há vontade de fazer seja o que for. Toda a gente gosta de se queixar mas ninguém quer ter o trabalho de arregaçar as mangas e fazer algo!
    Enfim... irrita-me solenemente!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Sabes o que te digo? Que o Mundo nas mãos de duas futuras cotas, que partilharão boas gandaias, ficava melhor num instante!
    ; )
    Beijinho agradecido pela visita!

    ResponderEliminar